sexta-feira, 19 de março de 2010

DEIXE JESUS LAVAR O SEU CORAÇÃO E LIMPAR A SUA VIDA!



Estudo da Palavra

Tema: "Deixe Jesus lavar o seu coração e limpar a sua vida!"


Jesus disse: “Na verdade, na verdade vos digo que se alguém receber o que eu enviar, me recebe a mim, e quem me recebe a mim recebe aquele que me enviou.” (João 13:20)
Ou seja, se vocês receberem esta Palavra que Jesus está trazendo ao coração de vocês através da minha vida (Seu instrumento), vocês estarão recebendo, em seus corações, o próprio SENHOR JESUS, pois Ele é a Palavra de Deus! (João 1:1)

Queridos, este Estudo da Palavra é uma Revelação tremenda que Deus me deu, e que hoje estou trazendo a vocês, o qual é fruto de um devocional que fiz em 2006 (se não me falha a memória), mas que hoje fiz alguns acréscimos e algumas alterações de modo a enriquecê-lo ainda mais para uma maior edificação espiritual na vida de vocês.

Esta passagem está contida no Evangelho de João 13: 1-20.

“Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus, e que ia para Deus, levantou-se da ceia, tirou as vestes e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois, pôs água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus e disse-lhe: O que eu faço, não o sabes tu, agora, mas tu o saberás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te NÃO lavar, NÃO tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos. Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso, disse: Nem todos estais limpos.
Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos laveis os pés, VÓS DEVEIS TAMBÉM LAVAR OS PÉS UNS AOS OUTROS. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, FAÇAIS VÓS TAMBÉM. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo (nós, cristãos) maior do que o seu senhor (Jesus), nem o enviado (Jesus), maior do que aquele que o enviou (Deus Pai TODO-PODEROSO). Se sabeis essas coisas, bem-aventurados sois SE AS FIZERDES.”
(João 13: 3-17)

Amados, eis a tremenda Revelação que Deus me deu através desta passagem:

Nós, cristãos, apaixonados seguidores de Cristo, devemos lavar-nos uns aos outros. Aqueles que já foram lavados, somente os pés; mas, aqueles que ainda não foram lavados, por completo!
Como podemos fazer isto?! Queridos, não levem ao pé da letra, ok?! Jesus não está pedindo pra você sair por aí pedindo para as pessoas: “Irmão, tire o seu tênis, porque agora eu vou lavar o seu lindo pezinho!” Não! Definitivamente Jesus não está se referindo a este tipo de “lavagem”. Jesus se refere ao lavar do coração, à limpeza da alma e da vida – em todas as suas áreas. Jesus quer que nós peguemos a bacia cheia de água (A PALAVRA DE DEUS) e estejamos cingidos com a toalha (O EXEMPLO CRISTÃO) e saiamos nos lavando uns aos outros. O que isto quer dizer? Quer dizer que se você é um verdadeiro cristão, você leva a Palavra de Deus ao coração das pessoas, para que elas, tendo conhecimento da mesma, sejam limpas! Para que elas, conhecendo a VERDADE – que é JESUS – sejam libertas e livres de todo o pecado em suas vidas. Para que elas entreguem as suas vidas à Jesus, e permitam a Ele lavar e limpar, por completo, as suas vidas, de toda a imundícia, crosta de sujeira, impureza e coisas repugnantes que há em suas vidas!
Para uma vida ser limpa, é preciso primeiro se lavar o coração. Isto porque tudo procede do coração (Mt 15:19). Quando um homem tem um coração puro, sua vida é pura. Quando tem o coração impuro, sua vida é impura. Por isto se faz necessário lavar, primeiramente, o coração. Querido, hoje Jesus quer lavar o seu coração. Tirar de dentro dele tudo o que O desagrada. Tudo o que leva você ao pecado. Deixe Jesus fazer uma faxina daquelas dentro de você!
Neste momento eu estou sendo um instrumento nas mãos do Senhor; Ele está lavando você com a Sua Palavrada através da minha vida. Estou fazendo o que Jesus nos mandou fazer: lavando vocês por completo, e alguns, somente os pés (com a Palavra). Mas, para que eu possa lavá-los muito bem, como Jesus me mandou, eu preciso antes estar cingida da toalha, isto é, preciso ser um verdadeiro exemplo de cristã. Do contrário, como vou enxugar os pés de vocês? A limpeza não será bem feita, porque a toalha é o complemento imprescindível para esta ser efetuada corretamente. Os pés de vocês ficarão molhados, sem terem sido enxugados, e aí quando vocês pisarem no chão eles ficarão mais sujos do que estavam antes; isto por que quando pisamos no chão com os pés molhados, a sujeira gruda muito mais, já perceberam isto, né? É algo óbvio, mas vou agora associar isto com a limpeza na vida de vocês. Se eu forneço a vocês a PALAVRA DE DEUS (BACIA DE LAVAR) e eu não sou um EXEMPLO DE CRISTÃ (NÃO ME CINJO COM A TOALHA), vocês serão limpos pela Palavra, ao introjetá-la e/ou introduzi-la na vida de vocês, porém, ao olharem para a minha vida e virem em mim a falta de atitudes condizentes com a Palavra de Deus, a qual eu prego, vocês pensarão e dirão: “Ora, ela me apresentou a Palavra e eu estou buscando praticá-la; mas ela, que foi quem a me forneceu, não a pratica?! Porque eu, agora, irei praticá-la então?! Vou parar com isto agora mesmo! Vou fazer o que eu fazia antes, pois ela não passa de uma mentirosa, enganadora! E pelo visto deve ser impossível viver conforme esta Palavra, pois nem ela a está seguindo!” Ou seja, como eu posso lavar você com a Palavra de Deus, se não posso secá-lo depois com o meu exemplo?! Você ficará muito mais sujo do que estava antes de ser lavado pela Palavra de Deus se eu não for um exemplo para você! Então é necessário que todos nós, cristãos, estejamos cingidos com a toalha! Se não estivermos cingidos com a toalha, isto é, se não formos exemplos de cristãos (revestidos da Palavra de Deus), não podemos querer lavar ninguém com a bacia de lavar, repleta de águas vivas (que limpam e saciam por completo a sede do espírito), que é a PALAVRA DE DEUS!
Se Deus está me permitindo dar-lhes esta tremenda revelação, é porque eu tenho me esforçado em viver conforme a Palavra de Deus, tenho buscado ser um exemplo de mulher cristã; pois do contrário, eu JAMAIS poderia ser usada para fornecer esta revelação a vocês. Eu busco me cinjir da toalha todos os dias. Eu me lavo com a água da bacia todos os dias. E, lavar-se com a água não é somente ler e meditar sobre a Palavra de Deus, mas, sobretudo, buscar praticá-la todos os dias. E, tudo isto eu falo a vocês não para vangloriar-me, mas para gloriar-me no Senhor Jesus, pois eu posso todas as coisas Naquele que me fortalece! Sem Ele eu não sou nada, mas com Ele eu posso todas as coisas! ALELUIA!!! À Ele, e somente à Ele, sejam dadas toda a honra e toda a glória, amados!!! Executar a obra de Deus, amados, é crer Naquele que o Pai enviou! (João 6:29)
Queridos, deixem-se ser lavados e limpos por JESUS. Do contrário, vocês NÃO têm parte alguma com ELE. Foi Ele mesmo quem disse isto.
Se você não deixar Jesus tirar de você todo este pecado imundo (pois o pecado é algo IMUNDO, ODIOSO, REPUGNANTE e HORRENDO aos olhos de Deus) você NÃO TEM PARTE NENHUMA COM ELE.
Deus ama o pecador, mas abomina o pecado na vida do pecador!
Deus quer que nós nos lavemos por completo, e depois lavemos os nossos pés todos os dias, e também lavemos os pés uns dos outros, pois somente assim podemos dizer que SOMOS FILHOS DE DEUS E TEMOS PARTE COM JESUS.
Quem crê em Jesus como sendo o Filho de Deus, nosso Redentor e Salvador, é chamado FILHO DE DEUS; porém, nós somente – e, VERDADEIRAMENTE – cremos em Jesus, quando andamos com Ele todos os dias – guardando as suas palavras em nossos corações, e isto significa PRATICÁ-LAS!

Jesus diz: “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que ME AMA; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.” (João 14: 15,21)

Ele diz também: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem NÃO me ama NÃO guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.” (João 14: 23-24)

Queridos, não posso dizer mais nada a não ser isto: a DECISÃO está nas mãos de vocês! Se vocês crêem e amam a Jesus, vocês guardam as suas palavras, isto é, as praticam! Se vocês não crêem e não amam a Jesus, vocês não as guardam, ou seja, não as praticam!
E não existe meio-termo! Jesus não quer vocês pela metade, mas por inteiro. Jesus não quer 99,9%, Ele quer 100%! Do contrário, Ele não teria dito que MUITOS são os chamados, mas POUCOS os escolhidos! Eu não estou falando tais coisas para impôr medo em vocês, mas para abrir os olhos de vocês – na verdade, o Espírito Santo é quem está fazendo isto, usando a minha vida agora.

Agora eu quero terminar a 2ª parte da Revelação da Palavra que iniciei acima:

Os pés – os quais, devemos lavar todos os dias – são os que sustentam o nosso corpo. Cada um de nós, cristãos, é membro do Corpo de Cristo, isto é, a Igreja de Jesus. E, somos, também, Templos do Espírito Santo. Os pés estão simbolizando e/ou representando o nosso caminhar pela vida diária, cotidiana. Dependendo do lugar por onde andarmos e do que fizermos ao longo do dia – em nossa caminhada cotidiana – nós podemos nos sujar. Mesmo estando já limpos, podemos ficar com os pés sujos quando pensamos algo que desagrada a Deus, ou deixamos um julgamento sair de nossa boca num momento de ira, ou quando proferimos uma mentira ao chefe quando este nos pressiona no trabalho acerca daquele serviço que você se esqueceu ou não deu tempo de fazer, etc. Quando isto acontece, nós precisamos lavar os nossos pés imediatamente! Por que eles ficaram sujos durante a caminhada – ao longo da jornada de trabalho, da rotina do dia-a-dia. O ideal mesmo é evitarmos pisar nas poças de lama do pecado e não sujarmos os nossos pés, mas como isto é praticamente impossível, convém que nós os lavemos todos os dias – assim que percebermos que eles ficaram sujos – devido às coisas que pensamos, sentimos, dissemos e fizemos mal. É imprescindível que façamos esta limpeza todos os dias! Como podemos fazê-la? Pedindo perdão a Deus, nos arrependendo de verdade de nosso pecado (e isto significa não voltar a praticá-lo mais - João 8:11), e então Ele nos perdoa os pecados (esquecendo-se deles), pois Jesus já lavou-nos com o seu precioso sangue (derramado na cruz por nós) e nos purificou, justificou e santificou pelo seu sangue.
Porém, quanto aos que já foram limpos pela Palavra de Deus, os cristãos, eu não me refiro aos pecados premeditados. Pois aqueles que os praticam em suas vidas ainda não foram lavados por completo, mas estão todos sujos, com o coração imundo de iniqüidades. Isto porque quem já foi lavado por Jesus abomina o pecado em sua vida, como Deus o abomina. O cristão autêntico não peca premeditadamente, isto é, não tem prazer em viver no pecado (longe da presença de Deus). E é por isto que se faz necessário lavar os pés todos os dias, do contrário, você poderá contaminar todo o seu corpo (sua vida espiritual) com a sujeira que está presente nos pés – com a qual você se sujou ao longo da caminhada do dia.
Se você vai se esquecendo de lavar os seus pés (e aqui, obviamente, eu me refiro ao sentido espiritual) todos os dias, você vai se contaminando com aquela sujeira toda. Ela vai se acumulando de tal modo que você não mais poderá andar com firmeza (na fé), posto que a esta altura já estará bem fraco, adoecido, e levará um tombo daqueles – e, ainda por cima, de cara na poça de lama do seu pecado. O pecado que você não quis retirar de sua vida. Do qual você não se arrependeu e não pediu perdão. O qual, você deixou permanecer, e que, por isto, o fez cair. Se você não lavar os seus pés todos os dias, você terá tantas crostas de sujeira grudadas neles que você mal conseguirá andar pelos caminhos de Jesus. Você perderá totalmente o equilíbrio, a estabilidade, andará oscilante (na fé) e, como já disse anteriormente, ficará doente devido a sujeira danada que você não retirou dos seus pés ao longo dos dias em que se afastou da presença de Deus e do que diz em Sua Palavra.
A Palavra de Deus nos diz que se pedirmos perdão a Deus, pelos nossos pecados, e nos arrependermos de todo o coração, Ele é Fiel e Justo para nos perdoar e esquecer tudo quanto fizemos de errado (1 Jo 1:9). Em vista disto, quero deixar, aqui, explanado, que aqueles que já foram lavados por Jesus, devem lavar os seus pés todos os dias de suas vidas; aqueles, porém, que ainda não foram lavados por Jesus, devem lavar-se por inteiro. E, após terem sido lavados por inteiro, e tornarem-se verdadeiros cristãos, lavarem os seus pés todos os dias. E, como ensinou Jesus, uma vez tendo sido lavados por completo, devemos lavar os pés uns dos outros, sempre que notarmos sujeira nos pés do irmão. Isto é: se o seu irmão em Cristo cometeu um erro, e não o percebeu, mas você o notou, notifique-o. Admoeste-o, exorte-o, confronte-o com a Palavra de Deus, para que ele o perceba e se arrependa de seu erro e não o cometa mais. Do mesmo modo, vocês, estando cingidos com a toalha, se me virem pecando, devem dar-me um banho admoestativo com a Palavra de Deus, para que eu possa saber em quê errei e possa então arrepender-me do meu pecado, pedir perdão a Jesus, e não cometê-lo mais.

Amados, espero que vocês tenham compreendido esta Palavra – que é, na verdade, UM MANDAMENTO de Jesus. E, se é mandamento, eu não preciso nem dizer, vocês já sabem: DEVEM CUMPRI-LO todos os dias de suas vidas! AMÉM.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E NÃO vos conformeis com este mundo, mas TRANSFORMAI-VOS pela RENOVAÇÃO do vosso entendimento (mente), para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12: 1-2)

P.S.: NÃO se conformar com este mundo, significa NÃO se conformar com os hábitos e atitudes (tidos como normais pelos incrédulos) das pessoas deste mundo: atitudes que desagradam o coração de Deus; ações que são contrárias à Palavra de Deus; atitudes que não são coerentes com os mandamentos do SENHOR! Por isto se faz necessário CONHECER a Palavra de Deus, para que saibamos o que LHE AGRADA (vida de santidade) e o que LHE DESAGRADA (vida de pecado)! Deus disse pela boca do Profeta Oséias: “O Meu Povo morre por falta de conhecimento!” (Os 4:6a)


“SANTIDADE AO SENHOR, É A MAIOR PROVA DE AMOR!”
(R. R. Soares)

Um comentário:

  1. Amo vc amiga, qta saudade de vc!
    Esta linda... felicidades, e que deus a abençõe.
    Bjos no seu coração

    ResponderExcluir